Lançámos o nosso novo plug-in para WordPress! Descarregar agora

Oportunidades de negócios e comércio electrónico na Polónia

A Polónia é um país da Europa Central. Tem mais de 38 milhões de habitantes e uma área de 312.679 quilómetros quadrados, tendo Varsóvia como sua capital. A Polónia é um membro da União Europeia, das Nações Unidas e do Acordo de Schengen. A Polónia é um dos mercados mais promissores e em rápido crescimento na União Europeia, especialmente em termos de comércio electrónico. Com uma população de mais de 38 milhões de habitantes e um PIB de mais de 500 mil milhões de dólares, a Polónia oferece um enorme número de clientes potenciais e uma economia em expansão.

Prevê-se que o mercado de comércio eletrónico da Polónia atinja cerca de 17 mil milhões de euros até 2022 e que continue a crescer rapidamente nos próximos anos, crescendo 20% para um valor de 23,6 mil milhões de dólares. Este crescimento é impulsionado por uma série de factores, incluindo uma classe média em crescimento, uma população jovem e uma maior penetração da Internet e dos telemóveis. A Polónia possui também uma infraestrutura logística muito forte: mais de 80% da população vive a menos de 30 quilómetros de uma grande autoestrada.

Visão geral do mercado polaco

O mercado polaco oferece grandes oportunidades para empresas de vários sectores, incluindo o comércio electrónico, retalho e logística.

1 População e demografia

A Polónia tem uma população de mais de 38 milhões de habitantes, o que a torna o 34º país mais populoso do mundo. A população está uniformemente distribuída pelo país, com a maior concentração nas áreas urbanas de Varsóvia, Cracóvia e Poznan.

A idade média na Polónia é de 38 anos. Mais de 60% da população está em idade ativa (entre os 15 e os 64 anos)

2 Panorama económico

A Polónia tem um PIB de mais de 500 mil milhões de dólares, o que faz dela a 28ª maior economia do mundo. O PIB per capita é de $15,656, colocando o país entre os grupos de rendimento médio-alto. A economia da Polónia cresceu rapidamente nos últimos anos, com taxas anuais de cerca de 5% nos últimos anos, excluindo o ano corona de 2020. Espera-se que o país continue a crescer a um ritmo semelhante nos próximos anos.

3 Penetração na Internet e no telemóvel

A penetração da Internet na Polónia é de 62%, o que é superior à média da UE de 60%. Isto é o resultado de uma série de factores, incluindo o elevado PIB per capita, a grande população e o facto de o governo polaco ter investido em infra-estruturas de banda larga. A penetração móvel também é elevada na Polónia, com 86%. Isto deve-se ao facto de uma série de operadores móveis oferecerem planos de dados acessíveis e haver uma vasta selecção de dispositivos móveis disponíveis.

4 Ecommerce

Espera-se que o mercado polaco do comércio electrónico, como mencionado, cresça significativamente. Este crescimento é impulsionado por uma série de factores, incluindo uma classe média em crescimento, uma população jovem e uma penetração crescente da Internet e dos telemóveis. A Polónia tem também uma infra-estrutura logística muito forte, com mais de 80% da população a viver num raio de 30 quilómetros de uma grande auto-estrada. As categorias de comércio electrónico mais populares na Polónia são moda, electrónica, e casa & jardim. As plataformas de comércio electrónico mais populares no país são Allegro e Amazon.

Dicas para fazer negócios na Polónia

Cultura da empresa

A Polónia é um país com uma forte cultura empresarial. A maioria da população é católica romana e a religião desempenha um papel importante na cultura do país. Espera-se que as empresas operem de uma forma profissional e ética. A pontualidade também é importante, e as reuniões são geralmente bem organizadas e conduzidas de forma formal.

Etiqueta comercial

Ao fazer negócios na Polónia, é importante estar atento à etiqueta comercial do país. Aqui estão algumas dicas:

- É costume trocar cartões de visita quando se conhece alguém pela primeira vez.

- Quando se encontra alguém em frente da pessoa, é habitual apertar a mão. Os homens devem apertar a mão aos homens e as mulheres devem apertar a mão às mulheres. É considerado falta de educação apertar a mão através de um limiar. Se for convidado para a casa de alguém, é costume trazer um pequeno presente, tal como flores, chocolates ou vinho. As prendas não são normalmente abertas quando são recebidas.

- Fazer negócios em polaco: A língua oficial da Polónia é o polaco. No entanto, o inglês também é muito falado, especialmente nos círculos económicos. Quando se faz negócios na Polónia, é aconselhável saber falar inglês de qualquer forma. Além disso, deve oferecer o seu sítio Web em polaco para indicar aos clientes locais que leva o mercado a sério.

Ainda tem dúvidas?

Em seguida, preencha o formulário abaixo.

Blogues relacionados: