Do outro lado da fronteira

Está a pensar em expandir o seu website ou loja virtual no estrangeiro? Ou será que os consumidores estrangeiros sabem como encontrar o seu próprio sítio web? Isso é uma boa notícia, porque significa que está a crescer. Outros mercados têm apenas outros desafios. Leia o que precisa de ter em conta neste post do blogue.
Empurre os seus limites
Devido ao crescimento do mercado internacional do comércio electrónico, estamos a encomendar cada vez mais facilmente a partir do estrangeiro. As plataformas internacionais estão a acelerar a um ritmo incrível. Isto também se reflecte na popularidade do nearshoring: as grandes empresas estão cada vez mais a deslocar o seu armazenamento de grandes países como a China para locais mais próximos de casa. Isto está ligado à segurança do abastecimento e a tornar toda a cadeia mais sustentável.
Na moda, por exemplo, vê-se a produção a ser transferida da Ásia para a Turquia ou Portugal. Este crescimento significa que existe um grande mercado para as lojas Web neerlandesas: os europeus fazem cada vez mais compras transfronteiriças. 13% dos visitantes das lojas Web neerlandesas vêm do estrangeiro. Prevê-se que este crescimento continue: dentro de 10 anos, as leis e os regulamentos estarão muito mais harmonizados e orientados para as transacções transfronteiriças, tornando as encomendas no estrangeiro ainda mais fáceis e rápidas. No entanto, há aspectos importantes a ter em conta. Só na UE, existem 27 países, cada um com as suas próprias regras e preferências. Por conseguinte, é importante familiarizar-se com o país a que pretende chegar. Por exemplo, leia este artigo sobre como utilizar um Loja virtual no mercado alemão melhor para entrar.

Do outro lado da fronteira com o PostNL
Se há uma coisa que é importante para os compradores estrangeiros, é a fiabilidade. A consideração é se comprar a um site estrangeiro é tão fiável como comprar a um site doméstico. Isto depende principalmente da forma como a encomenda é enviada e devolvida. O cliente deve poder confiar que a sua encomenda chegará em boas condições e que será fácil de a devolver se não for satisfatória. Além disso, todos querem saber quando chegará a sua encomenda e, portanto, a possibilidade de Track & Trace é também um requisito.
Expedição
Felizmente, hoje em dia é quase tão fácil enviar os seus produtos para o outro lado da fronteira como dentro dos Países Baixos. A PostNL oferece um serviço fiável e fácil para enviar as suas encomendas para o estrangeiro. Isto pode ser feito facilmente através da sua conta PostNL existente e de confiança ou pode criar uma conta. PostNL oferece diferentes soluções de envio para este efeito, dependendo do tamanho da encomenda. Para encomendas até 2 kg, oferecem uma solução inteligente enviada através de uma rede mais económica. Dentro da conta, todos os formulários aduaneiros são gerados automaticamente. Também é possível ligar a sua loja virtual à conta PostNL. Isto gera automaticamente as etiquetas de envio para si, fácil, certo?
A solução de retorno fácil conduz a negócios repetidos
Mais de 10% de todas as encomendas são devolvidas. No caso dos artigos de desporto e jogos, este valor chega mesmo a 15% e, no caso do vestuário e calçado, a 25%! Um processo de devolução bom e fiável é, por conseguinte, de grande importância. O seu cliente internacional também comprará mais rapidamente se souber que pode devolver a sua compra sem qualquer problema. Felizmente, a PostNL também oferece um bom serviço para este efeito. Através da cooperação com parceiros fiáveis no estrangeiro, existe sempre um ponto de entrega nas proximidades e a possibilidade de recolher as devoluções. Dependendo do peso do envio, existe um processo de devolução adequado. Além disso, na Europa, é possível acompanhar as suas devoluções com o track & trace.
Rastrear e localizar
Com a PostNL, as suas encomendas podem ser totalmente rastreadas através do track & trace, em 7 línguas! Isto dá confiança aos clientes, que sabem sempre onde se encontra a encomenda. Para além disso, como já foi referido, os Correios também oferecem a possibilidade de rastrear as devoluções. Isto permite-lhe acompanhar as devoluções e saber quando as deve esperar. A oferta de track & trace na sua loja virtual cria, portanto, mais confiança, o que, indiretamente, também garante que o cliente estrangeiro tenha mais probabilidades de comprar na sua loja.
Sustentabilidade
Para além da fiabilidade, a sustentabilidade é também um importante valor fundamental das encomendas no estrangeiro. Se atualmente os consumidores optam por entregas rápidas e gratuitas, no futuro as opções de entrega sustentável serão a forma mais comum de entrega de encomendas. Na maioria dos países europeus, mais de 85% consideram que as embalagens devem ser recicláveis e mais de 40% preferem a entrega sustentável. Dentro de dez anos, os consumidores partirão simplesmente do princípio de que todas as encomendas são embaladas de forma sustentável. Por conseguinte, é importante que os compradores compreendam a pegada de carbono das suas expedições e devoluções. É crucial que também tenha uma boa proposta sustentável para os seus clientes internacionais: por exemplo, armazenamento e entrega neutros em termos de CO2. A PostNL também oferece um bom serviço neste domínio: o seu centro de triagem internacional IMEC é completamente neutro em termos de CO2 e estão a investigar opções de transporte aéreo ecológico para envios para fora da Europa.