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SEO internacional: 8 dicas para optimização de motores de pesquisa transfronteiriços

Já traduziu o seu sítio Web e pergunta-se: como posso melhorar a posição SEO do meu sítio Web recentemente traduzido no estrangeiro? A SEO torna-se muito mais complicada se tiver vários sítios Web em diferentes línguas. Neste artigo, damos algumas dicas para a SEO de sítios Web multilingues.

SEO internacional para websites multilingues: o que é diferente?

Com SEO de língua única, tem de descobrir o que o cliente quer, e certificar-se de que os potenciais clientes encontram o seu site para isso. O SEO multilingue faz a milha extra: tem de fazer tudo isto numa língua estrangeira! Isto significa um esforço extra, mas também benefícios extra: expande enormemente o seu alcance através de SEO multilingue. No entanto, é importante considerar os pontos abaixo para garantir que o seu SEO internacional funciona bem. Se o fizer, SEO internacional pode ser uma forma poderosa de aumentar a sua presença online noutros países. Em comparação com a publicidade internacional com os anúncios do Google, SEO internacional pode ser uma forma mais sustentável de conseguir que o seu website seja visto por pessoas de outros países, uma vez que não tem de pagar constantemente dinheiro para que o seu website seja visto.

Aqui estão algumas dicas para SEO multilingue:

1. Pesquise o seu público-alvo internacional: pesquisa por palavra-chave internacional

Um dos primeiros passos para a SEO multilingue é pesquisar o seu futuro público-alvo. A otimização para motores de busca (SEO) tem em conta as necessidades dos futuros clientes, pelo que é necessário saber o que os seus clientes estrangeiros querem. Suponhamos que tem uma loja de desporto e que está a expandir-se para a Alemanha. A SEO do seu sítio holandês é principalmente sobre hóquei. O seu público-alvo alemão é absolutamente louco por futebol. Então, faz sentido concentrar o seu sítio Web alemão um pouco mais em termos de SEO em palavras-chave relacionadas com o futebol. Cada grupo-alvo é diferente. Descubra o que o seu grupo-alvo quer e construa o seu sítio Web traduzido em função disso.

Por conseguinte, certifique-se de que os seus textos estão bem escritos. É aconselhável ter um falante nativo (alguém cuja língua materna é a língua que utiliza) a olhar para os seus textos. Dessa forma, pode ter a certeza de que o seu sítio web foi traduzido correctamente e contém as palavras-chave correctas. Um falante nativo também sabe muitas vezes quais as palavras-chave mais adequadas ao seu site.

Outra dica: não se esqueça de traduzir os URLS, metatítulos e descrições de imagens! Estas partes são demasiadas vezes negligenciadas.

Estes poderiam ser os passos para iniciar a investigação internacional por palavras-chave:

  1. Brainstorm: comece por apresentar palavras-chave que sejam relevantes para o seu website e para o país que está a visar.
  2. Pergunte e olhe à sua volta: pergunte às pessoas no país que está a procurar quais as palavras-chave que utilizam quando procuram produtos ou serviços que oferece. Veja também os websites de empresas concorrentes para ver que palavras-chave utilizam.
  3. Google sugere e pesquisas relacionadas: use a função Google sugere para obter ideias para novas palavras-chave. Veja também as pesquisas relacionadas que aparecem na parte inferior dos resultados da pesquisa para obter mais ideias.
  4. Planificador de palavras-chave do Google ou uma ferramenta como ubersuggest ou semrush: usar o planificador de palavras-chave do Google ou outra ferramenta para ver com que frequência certas palavras-chave são procuradas e para obter novas ideias.
  5. Revisão da Consola de Pesquisa do Google: veja as palavras-chave apresentadas na Consola de Pesquisa do Google para ver quais as palavras-chave que estão actualmente a conduzir ao seu website.
  6. Fazer listas: faça uma lista de todas as palavras-chave que tenha recolhido e organize-as por importância.
  7. Subdivida em categorias: divida a sua lista de palavras-chave em categorias para facilitar o direccionamento de palavras-chave específicas. Criar também uma categoria para palavras-chave relacionadas com consultas, uma vez que estas são agradáveis ao criar blogs.

2. Escolha um bom nome de domínio ou url

Como escolher um bom nome de domínio ou URL? Há algumas coisas que se deve fazer e outras que não se deve fazer. Algumas boas dicas:

  1. Pode ser inteligente utilizar um nome de domínio genérico, tal como .com ou .net, se o website se destinar a mais pessoas em diferentes países: utilizando um nome de domínio genérico. Isto pode ajudar a garantir que o seu sítio web tenha melhor classificação nos motores de busca em diferentes países.
  2. Utilizar palavras-chave no nome de domínio: a utilização de palavras-chave no nome de domínio do seu sítio web pode ajudar a garantir que o seu sítio web tenha uma melhor classificação para essas palavras-chave nos motores de busca. Basta certificar-se de que estas palavras-chave estão correctas na língua do utilizador. Portanto, fazer sempre uma pesquisa por palavra-chave antes de escolher um nome de domínio.
  3. Escolha um nome de domínio curto e conciso: quanto mais longo for o nome de domínio, mais difícil será para as pessoas lembrarem-se dele. Portanto, escolha um nome de domínio curto e conciso que seja fácil de lembrar.
  4. Utilizar apenas letras: a utilização de caracteres especiais ou números num nome de domínio pode levar a problemas com os motores de busca. Portanto, escolha um nome de domínio composto apenas por letras.
  5. Use um nome de domínio que seja fácil de soletrar: se escolher um nome de domínio que seja difícil de soletrar, isto pode levar a problemas com os motores de busca e também pode tornar mais difícil para as pessoas encontrarem o seu website. Portanto, escolha um nome de domínio que seja fácil de soletrar.

3. Com uma língua adicional, não visa automaticamente todos os residentes nos países que falam essa língua

Se tem um sítio Web destinado a mercados internacionais, é importante lembrar que um país não é o mesmo que uma língua. Embora a utilização de um nome de domínio .com possa ajudar a indicar que o seu sítio Web está disponível para pessoas de diferentes países, isso não significa necessariamente que o seu sítio Web em inglês também possa ser encontrado em todos os países onde se fala inglês.

Uma razão para isso são os códigos de país para os quais o sítio Web é direcionado. Se direcionar o seu sítio Web para os Estados Unidos, por exemplo, é importante certificar-se de que utiliza os códigos de país correctos, como as etiquetas hreflang, para indicar que o seu sítio Web está disponível para pessoas nos EUA ou, inversamente, para pessoas no Reino Unido. Do mesmo modo, a utilização da língua francesa não o torna automaticamente muito visível em países fora de França. Na Europa, por exemplo, também se fala francês na Valónia(Bélgica) e na Suíça. O alemão também é falado na Suíça e na Áustria. Se tiver apenas um sítio Web .fr e, nas definições técnicas do sítio Web, a França estiver indicada como grupo-alvo, provavelmente não obterá bons resultados na Bélgica e na Suíça. Para isso, pode usar Clonable, por exemplo.

4. Definir etiquetas linguísticas

Outra dica para melhorar o seu SEO multilingue é definir as etiquetas linguísticas correctas. As etiquetas de linguagem são pedaços de código HTML nas suas páginas que permitem ao motor de busca saber que linguagem é para essa página. Desta forma, um motor de busca direcciona os visitantes para as páginas certas.

Além disso, os motores de busca não vêem páginas traduzidas por etiquetas linguísticas como duplicados (os chamados 'conteúdos duplicados'). Numa página em inglês britânico e inglês americano, quase tudo pode ser quase o mesmo. As etiquetas linguísticas indicam ou o Reino Unido ou os EUA. O motor de busca continua então a ver estas páginas como diferentes. É importante implementar correctamente estas etiquetas porque podem ajudar a evitar que o seu sítio web seja mostrado na língua errada ou para o país errado.

Se optar por subscrever Clonable, Clonable ajudá-lo-á a definir etiquetas linguísticas.

5. Traduzir URLS!

Outra dica é traduzir os URLs. Isto é frequentemente esquecido! Os URLs são extremamente importantes para SEO, pelo que também devem ser traduzidos. Uma boa palavra-chave no URL pode fazer uma grande diferença. Além disso, os clientes estrangeiros preferem ir a um website com URLs apropriados. Isso é muito mais fiável para o cliente.

Os URLs podem ser traduzidos de várias formas. Podem ser traduzidos manualmente. Depois, traduz-se cada URL individualmente. Isto é possível para sítios Web mais pequenos, que não têm muitas páginas. Para sítios Web maiores, torna-se um trabalho enorme. Nesse caso, faz sentido traduzi-los automaticamente. Por exemplo, a nossa ferramenta, Clonable, pode traduzir URLs automaticamente. Isto também é útil porque as novas páginas também recebem automaticamente um URL traduzido. Assim, não corre o risco de se esquecer.

6. Outras configurações técnicas

Há uma série de questões técnicas a considerar ao levar o seu sítio web para o estrangeiro:

  1. Mapas de sítios internacionais: se o seu sítio estiver disponível em diferentes línguas, é importante certificar-se de que possui um mapa de sítios internacionais que mostre em que língua as páginas estão disponíveis. Os motores de busca utilizam esta informação para compreender em que língua se encontra uma determinada página.
  2. Definições da Consola de Pesquisa: se estiver a levar o seu website para o estrangeiro, é importante ajustar as definições da sua Consola de Pesquisa para ver como o seu website está a funcionar no país que está a visar.
  3. Estrutura URL: se estiver a levar o seu sítio web para o estrangeiro, é importante certificar-se de que possui uma estrutura URL clara que indique em que língua estão disponíveis as páginas. Isto pode ajudar os motores de busca a compreender que páginas estão em que língua.
  4. Alojamento: se estiver a levar o seu sítio web para o estrangeiro, é importante assegurar que o seu sítio web carrega rapidamente para os visitantes do país que está a visar. Isto pode significar considerar hospedar o seu sítio web com um fornecedor com servidores no país que está a visar.

7. Verifique cuidadosamente o seu sítio web para detectar erros!

Depois de ter traduzido completamente o seu sítio Web, é aconselhável verificar se existem erros. Quer tenha utilizado uma máquina de tradução, um tradutor ou uma ferramenta como o Clonable existe sempre a possibilidade de surgir um erro. Por isso, verifique cuidadosamente se existem erros em todo o seu sítio: URLs, ligações, texto, imagens, etc. Afinal de contas, um erro pode prejudicar a confiança do cliente no seu sítio Web. É claro que isso deve ser evitado.

Uma dica é dar uma nova vista de olhos ao seu sítio web: peça a alguém que não seja você mesmo para verificar as páginas. Dessa forma, não se lêem os próprios textos demasiado depressa. Outra dica é pesquisar primeiro as páginas mais importantes e populares. Se houver aí um erro, os visitantes notá-lo-ão mais rapidamente.

8. Construção de ligações internacionais

A construção de ligações é uma parte importante da SEO, e a construção de ligações internacionais não é excepção. Abaixo, fornecemos algumas dicas para a construção de ligações internacionais:

  1. Procure websites relevantes no país que está a visar: é importante assegurar que os websites para os quais tem ligações são relevantes para o país que está a visar. Portanto, procure websites que sejam populares no país que está a visar e que correspondam ao tópico do seu website.
  2. Fazer uso de parceiros locais: se trabalhar com parceiros locais, é mais fácil obter ligações naturais em atraso. Por conseguinte, procurar formas de colaborar com empresas ou organizações locais.
  3. Utilizar as redes sociais: as redes sociais podem ser uma ferramenta poderosa para obter ligações em atraso. Portanto, procure formas de promover o seu sítio web através dos meios de comunicação social no país a que se dirige.
  4. Fazer uso de grupos locais em rede: existem frequentemente grupos em linha para pessoas em países ou indústrias específicas. Pesquise estes grupos e faça uso deles para promover o seu website e obter backlinks.
  5. Fazer uso de blogues locais: existem frequentemente blogues que visam especificamente certos países ou regiões. Procure estes blogs e tente estabelecer uma parceria para promover o seu website e obter backlinks.
  6. Fazer uso da imprensa local: tente entrar em contacto com a imprensa local e tente fazer com que o seu website seja mencionado em artigos locais. Esta pode ser uma forma poderosa de obter ligações em atraso e chamar a atenção das pessoas do país que está a visar para o seu website.
  7. Aproveite os eventos locais: por exemplo, se vai a uma feira comercial no país que está a visar, é uma boa ideia tentar obter o seu website mencionado nos materiais de marketing para o evento. Isto pode ajudar a obter ligações em atraso e chamar a atenção das pessoas do país visado para o seu sítio web.
  8. Utilizar ferramentas locais: há frequentemente ferramentas que visam especificamente certos países ou regiões. Procure estas ferramentas e tente obter a lista do seu website para obter backlinks e para chamar a atenção das pessoas do país que está a visar.

Conclusão

A SEO multilingue é um passo à frente da SEO normal. Esperamos que estas dicas o tenham ajudado um pouco. Ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre Clonable? Entre em contacto connosco!

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