Lançámos o nosso novo plug-in para WordPress! Descarregar agora

Vantagens e desvantagens dos mercados para as empresas internacionais de comércio electrónico

As empresas de comércio electrónico internacional têm muito a considerar quando entram no mercado online. Há muitas opções disponíveis, cada uma com as suas próprias vantagens e desvantagens. Neste artigo, analisamos os prós e os contras dos mercados para as empresas de comércio electrónico internacionais.

Vantagem: alcançar, entrar rapidamente em novos mercados

A primeira e talvez mais óbvia vantagem de um mercado é o alcance que pode oferecer. Um mercado pode ajudá-lo a entrar em novos mercados e alcançar uma audiência maior do que a que poderia por si próprio. Isto é especialmente valioso para as empresas que estão a começar no comércio electrónico.

Benefício: testar novos produtos e preços

Outra vantagem de um mercado é que pode ser uma forma menos arriscada e menos dispendiosa de testar novos produtos e estratégias de preços. Os mercados oferecem resultados de testes rápidos e baixos obstáculos técnicos à entrada. Esta pode ser uma excelente forma de obter feedback sobre os seus produtos e negócios antes de investir muito tempo e dinheiro na construção da sua própria plataforma de comércio electrónico.

Desvantagem: perda de controlo

Contudo, existem também alguns inconvenientes para os mercados que as empresas devem estar cientes. Uma delas é que é provável que tenha menos controlo sobre a sua experiência de marca. Os clientes terão expectativas do mercado que terá de satisfazer, tais como pedidos de serviço, prazos de entrega e devoluções. Isto pode ser um desafio se estiver habituado a ter controlo total sobre a sua experiência como cliente.

Desvantagem: Dados do cliente do mercado

Outra desvantagem é que os dados do cliente recolhidos pelo mercado pertencem ao mercado, e não a si. Isto pode dificultar a construção de uma boa lealdade dos clientes. Isto pode tornar difícil a construção de relações a longo prazo com os seus clientes. O mercado, por outro lado, pode facilmente abordar os clientes dos seus produtos, e se tiver outros fornecedores do mesmo produto, este mercado pode também decidir encaminhar os seus clientes para o concorrente. E o mercado pode até decidir colocar os produtos na sua própria gama, porque viu através dos seus dados que isto é rentável.

Desvantagem: desenho e serviço

Finalmente, pode estar dependente do mercado em termos de concepção e serviço, o que pode ser um problema se o mercado mudar ou fechar.

Ao decidir se deve ou não utilizar um mercado para o seu negócio de comércio electrónico internacional, pondere cuidadosamente os prós e os contras. Considere os seus objectivos comerciais e o que espera alcançar. Se procura uma forma rápida de chegar a um novo mercado, um mercado pode ser uma óptima opção. Mas se estiver concentrado na construção de relações a longo prazo com os seus clientes, é melhor considerar outras opções.

Ainda tem dúvidas?

Em seguida, preencha o formulário abaixo.

Blogues relacionados: