7 dicas para o sucesso do marketing e publicidade internacional
O marketing e a publicidade são dois dos aspectos mais importantes de qualquer negócio. Afinal, sem marketing, os potenciais clientes nunca saberiam dos seus produtos ou serviços, e sem publicidade, nunca teriam uma razão para os comprar. Quando uma empresa se expande globalmente, os esforços de marketing e publicidade devem ser cuidadosamente planeados para ter em conta as diferenças culturais.
Aqui estão 7 dicas para o sucesso:
1. Fazer uma análise de negócios internacionais.
Antes de expandir o seu negócio globalmente, é importante compreender o mercado em que está a entrar. Isto inclui a investigação da cultura local e do comportamento do cliente. Quais são os hábitos de compra do seu mercado-alvo? O que é que eles valorizam? O que é que os motiva? A resposta a estas questões irá ajudá-lo a criar uma campanha de marketing e publicidade que ressoe com o seu público.
2. Criar um plano de negócios internacional.
Depois de ter feito a sua pesquisa, é altura de criar um plano para a sua expansão global. Este plano deve incluir o seu orçamento de marketing e publicidade, bem como as suas metas e objectivos. Sem um plano, é fácil gastar demasiado ou desviar-se do caminho.

3. Compreender a cultura e o comportamento do cliente.
Como mencionado acima, é importante compreender a cultura do seu mercado-alvo antes de lançar uma campanha de marketing e publicidade. Quais são os seus valores? O que é que consideram ofensivo? Que língua falam? Ao tomar o tempo necessário para conhecer o seu público, pode criar uma campanha que ressoe com eles.
4. Encontre o look internacional certo para a sua marca.
Dependendo da sua marca, poderá ter de fazer ajustes para diferentes mercados. Por exemplo, se a sua marca é jovem e moderna, pode não se traduzir bem para um mercado mais tradicional. É importante encontrar um visual internacional que represente bem a sua marca e que seja apelativo para o seu mercado alvo.
5. Trabalhar com parceiros locais.
Ao expandir o seu negócio globalmente, é importante estabelecer parcerias com empresas locais. Podem ajudá-lo a navegar na paisagem cultural e a evitar erros ofensivos. Estes parceiros podem também fornecer conhecimentos valiosos sobre o mercado local.
6. Fazer investigação internacional por palavras-chave
Seleccionar as palavras-chave certas e desenvolver uma palavra-chave individual definida para cada país alvo é um enorme desafio. Em última análise, é preciso considerar as perspectivas e interesses de muitas pessoas e partes interessadas, tendo em conta os mercados globais, o comportamento de pesquisa e as características e peculiaridades linguísticas.
Para explorar todo o potencial do mercado-alvo e falar a língua do seu público-alvo, é importante que as empresas recorram a especialistas em SEO que sejam falantes nativos da língua-alvo ou que tenham provas dadas em SEO para um mercado internacional.
7. Traduza todo o seu conteúdo e material publicitário
Quando expandir o seu negócio globalmente, é importante assegurar-se de que os seus materiais de marketing e publicidade são todos traduzidos. Isto pode ser um desafio, uma vez que envolve frequentemente um grande número de páginas e textos. Trabalhar com uma ferramenta de tradução eficiente como Clonable pode assegurar que o seu material seja traduzido rapidamente e com a maior precisão possível, sem gastar grandes quantidades de tempo e dinheiro. Em seguida, ter um tradutor nativo a rever textos gerados automaticamente para garantir a qualidade de que necessita para o sucesso internacional.