Lançámos o nosso novo plug-in para WordPress! Descarregar agora

Fazendo negócios no continente africano: países francófonos em África

Há muitas razões para fazer negócios no continente africano. O continente é rico em recursos naturais, tem uma população em rápido crescimento e é o lar de algumas das economias que mais rapidamente crescem no mundo. Ao fazer negócios no continente africano, é importante estar ciente dos vários países que falam francês como língua oficial. Estes países, conhecidos como países francófonos, podem ser encontrados em muitas regiões diferentes do continente africano.

Os países francófonos podem ser encontrados no Norte de África, incluindo

  • Argélia
  • Tunísia

Fazendo negócios na África francófona

Ao fazer negócios com países francófonos, é importante ter em conta as diferenças culturais. Por exemplo, em muitos países francófonos é considerado falta de educação recusar um presente. Os presentes de negócios são frequentemente dados no início de uma relação comercial e têm geralmente um valor modesto. É também importante estar consciente da importância das relações pessoais nas transacções comerciais. Nos países francófonos, não é raro que os negócios sejam conduzidos entre amigos ou familiares.

As economias e os países diferem

África não é um país mas sim um continente. Compreendam isso. Os países francófonos diferem em termos de economia, cultura, religião e estilo de vida do povo. A economia da Costa do Marfim, por exemplo, baseia-se principalmente na agricultura; o Senegal depende do turismo; enquanto países como os Camarões, o Gabão e a República do Congo dependem da indústria do petróleo e do gás. Em países como o Burkina Faso e o Níger, a exploração mineira está também a ganhar importância.

O investimento estrangeiro na África francófona tem sido historicamente dominado por empresas francesas. No entanto, esta tendência está a mudar. As empresas australianas estão a investir no sector mineiro, enquanto que as empresas do Médio Oriente e da Ásia estão a investir no sector agrícola. Os investidores do Norte de África e dos países anglófonos do continente também têm estado de olho na região.

Cultura da empresa

Como em qualquer outra parte do mundo, os países africanos francófonos têm a sua própria cultura empresarial única. O inquérito mostra que "os francófonos gostam de lidar com pessoas que podem ensinar e treiná-las de uma forma civilizada, sem arrogância, até à terra, e que estão genuinamente interessados no desenvolvimento dos outros".

Existe uma "cultura de liderança" em muitas regiões francófonas, onde as pessoas esperam que o chefe da organização tenha soluções para todos os problemas. Isto contrasta com países como a África do Sul, onde se dá mais ênfase ao trabalho de equipa.

Para as empresas estrangeiras, é também importante ter um impacto positivo sobre as comunidades onde operam. É também importante ter parcerias locais no terreno. Na África francófona, é definitivamente algo que irá motivar as pessoas a olhar para si com mais seriedade. Um parceiro pode ter experiência ou conhecimentos no terreno que você não tem.

Ainda tem dúvidas?

Em seguida, preencha o formulário abaixo.

Blogues relacionados: