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Os Estados Bálticos: Estónia, Letónia e Lituânia, um mercado inexplorado para o comércio electrónico transfronteiriço

Nos últimos anos, o comércio electrónico transfronteiriço tem-se tornado cada vez mais popular à medida que as empresas procuram expandir o seu alcance para além do seu mercado nacional. Os Estados Bálticos oferecem uma oportunidade única às empresas que procuram o comércio electrónico transfronteiriço. Localizados entre a Europa e a Ásia e com uma população de pouco mais de 6 milhões de habitantes, os Estados Bálticos são frequentemente negligenciados como um mercado potencial para as empresas em linha. No entanto, os Bálticos oferecem oportunidades significativas para as empresas que procuram entrar em novos mercados. Especialmente com uma ferramenta como Clonable em mente.

Há várias razões pelas quais os Bálticos são atractivos para as empresas que procuram expandir-se para novos mercados.

1. Pouca concorrência, especialmente em linha. Para atrair tráfego da Estónia, da Lituânia e da Letónia para o seu sítio Web, o marketing local e a SEO são essenciais. Para o fazer eficazmente, é necessário traduzir a sua loja para estónio, lituano e/ou letão para o mercado báltico. Com uma versão traduzida da sua loja, pode facilmente indexar a sua loja nos motores de busca do Báltico e gerar tráfego orgânico gratuito. Outra forma excelente e muito eficaz de gerar tráfego qualificado e de boa qualidade é o Google Ads.

2. Uma população altamente educada e abastada. Isto significa que as empresas podem visar uma base de clientes de alta qualidade com relativa facilidade.

Em suma, os Estados Bálticos oferecem uma oportunidade única às empresas que procuram expandir as suas actividades de comércio electrónico para novos mercados.

Comércio electrónico na Estónia

A Estónia é um país do norte da Europa com acesso ao Mar Báltico. Faz fronteira com a Rússia, Letónia e Finlândia através da Baía da Finlândia. Com uma população de 1.306.788 habitantes, a Estónia é um mercado de consumo emergente com um sector de comércio electrónico em crescimento. O que vale a pena mencionar - a Estónia tem tudo a ver com a Internet e as empresas em fase de arranque. Este país é o país mais ligado do mundo. Por conseguinte, grande parte da sua economia é baseada na Internet. Não há nada que não possa ser tratado online neste país. Desde disputas governamentais até à compra de bilhetes de autocarro.

A Estónia é um exemplo de um país que percorreu um longo caminho económico. O mesmo se aplica ao comportamento dos consumidores. É uma sociedade sensível aos preços, mas esta sensibilidade diminui com a idade, e com mais rendimentos gastam mais. Como a maioria dos mercados europeus, a Estónia também está a envelhecer. No entanto, existe um claro interesse no comércio electrónico e nos meios de comunicação social.

O volume de negócios do mercado de comércio electrónico estónio deverá atingir 372 milhões de dólares até ao final deste ano. A taxa de crescimento anual é de 4,8%, resultando num volume de mercado previsto de 470 milhões de dólares dentro de cinco anos. A penetração dos utilizadores poderá atingir 53,2% este ano e espera-se que atinja 63,4% até ao final de 2025. Os principais métodos de pagamento online na Estónia são cartões de crédito, transferências bancárias e PayPal.

Comércio electrónico na Letónia

A Letónia tinha uma população de 1,9 milhões de habitantes em 2019, 84% dos quais utilizam a Internet. O volume de negócios do comércio electrónico letão está estimado em 900 milhões de euros em 2022, crescendo para cerca de 1,3 milhões de euros em 2025. A Letónia é um novo mercado de consumo para o comércio electrónico. Assim, existe um grande potencial, especialmente para os fornecedores de comércio electrónico que conhecem o carácter do mercado da Europa de Leste e traduzem os seus websites para o letão.

Para os consumidores letões, o preço é o factor mais importante nas decisões de compra. A parte mais abastada dos consumidores, que se podem permitir uma maior escolha, indica a marca como o factor decisivo. Estão dispostos a pagar mais pelos produtos da sua marca favorita. O lazer, hotéis e restaurantes estão entre as despesas que aumentaram significativamente nos últimos anos. O interesse no comércio electrónico também aumentou, e a taxa deste crescimento é uma das mais elevadas nesta parte da Europa.

O método de pagamento mais popular na Letónia é por cartão de crédito. Em segundo lugar estão os telemóveis e em terceiro lugar a quota de mercado de 14%.

Comércio electrónico na Lituânia

Cerca de 3 milhões de pessoas vivem na Lituânia. Em 2021, o PIB era de 57 mil milhões de dólares. A Lituânia espera que o comércio electrónico atinja cerca de 1,5 mil milhões de euros em 2022. Em 2025, poderá atingir 2,5 milhões de euros graças a uma taxa de crescimento anual de até 18,59%.

Os lituanos têm preferências diferentes consoante o seu rendimento ou grupo etário. Por conseguinte, o mercado está altamente fragmentado. Os clientes mais ricos escolhem frequentemente a marca como o factor de compra mais importante, enquanto que para os lituanos, o preço determina a qualidade. É importante notar que, para estes consumidores, os produtos provenientes do estrangeiro são também sinónimo de alta qualidade. A economia lituana está em constante crescimento, aumentando a confiança dos consumidores. Cada vez mais clientes prestam atenção aos programas de serviço e fidelidade.

Os lituanos acreditam na tecnologia. É por isso que os pagamentos móveis são responsáveis por mais de metade das transacções. O segundo favorito é pagar com cartões de crédito - 37% das transacções são concluídas desta forma. O terceiro lugar é ocupado pelas carteiras electrónicas - 10% dos pagamentos são efectuados com elas.

A Lituânia continua a ser um mercado de comércio electrónico em crescimento. Portanto, há muito espaço para novos retalhistas. Se está a visar este país para expandir o seu negócio, sinta-se à vontade para o fazer. As oportunidades abundam, tal como no resto dos Estados Bálticos.

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